VALIDAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DO INVENTÁRIO DE PREFERÊNCIA LATERAL GLOBAL PARA ANÁLISE DE MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES
Palavras-chave:
Inventário, Lateralidade, Preferência LateralResumo
A utilização de um dos lados do corpo com maior frequência está relacionada ao conceito de preferência lateral. O Inventário de Preferência Lateral Global (IPLAG) é utilizado para diagnosticar a preferência lateral (Okazaki et al., 2010). Neste inventário há questões relacionadas a tarefas do cotidiano, as quais envolvem membros superiores (MMSS) e inferiores (MMII), tronco, audição e visão. Apesar das contribuições do IPLAG para o entendimento da preferência lateral, ainda são necessários estudos que analisem a coerência entre as suas respostas realizadas por meio de questionário e a realização prática dessas tarefas. Assim, este estudo realizou a validação teórico-prática do IPLAG-B (experimento 1) e IPLAG-C (experimento 2). No experimento 1 participaram 14 universitários (idade média=21,43 anos, DP=2,77) e no experimento 2 participaram 18 universitários (idade média=23,16 anos, DP=4,56). Os participantes realizaram as tarefas propostas no IPLAG-B e IPLAG-C, tanto na teoria quanto na prática. Tanto no IPLAG teórico como no prático, os participantes realizavam 4 tentativas em cada tarefa e a partir dos resultados seriam classificados como fortemente canhotos, canhotos moderados, indiferentes, destros moderados e fortemente destros. Após a realização dos dois IPLAGs (teórico e prático), foi realizada uma análise de correlação, a qual apresentou r=0,946 (P<0,001) para o IPLAG-B e r=0,77 (P<0,001) para o IPLAG-C. Os participantes em ambas as condições de aplicação do IPLAG foram classificados como destros moderados tanto para MMSS quanto para MMII. Portanto, o inventário IPLAG demonstrou ser um instrumento válido para analisar a preferência lateral.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
VALIDAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DO INVENTÁRIO DE PREFERÊNCIA LATERAL GLOBAL PARA ANÁLISE DE MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2444