INCIDÊNCIA DE CASOS DE DENGUE EM BANDEIRANTES - PR, 2010
Palavras-chave:
dengue, incidência, notificações.Resumo
A dengue constitui-se uma das mais importantes doenças tropicais da atualidade, onde o ambiente, a precariedade de saneamento básico e a carência das políticas públicas de controle de endemias, contribuem para o aumento da doença nas últimas décadas. O objetivo deste trabalho foi verificar a incidência de casos notificados de dengue no município de Bandeirantes – PR, de janeiro a julho de 2010. Para coleta de dados foi utilizada a Ficha Individual de Investigação (FII) e a Ficha Individual de Notificação (FIN). No período de estudo foram notificados 639 casos com incidência de 193,7/10.000 habitantes, sendo 58% do sexo feminino, acometendo todas as faixas etárias. Entre as profissões se destacaram estudantes, donas de casa, aposentados e domésticas totalizando 35,6% destas. Os casos notificados foram distribuídos em quase toda a extensão do município, porém a área mais atingida foi a Vila IBC (147 casos - 23,0% do total de notificações). A maior incidência ocorreu entre os meses de março a maio. A temperatura média foi de 22,8°C e a média de precipitação pluviométrica foi de 107,4 mm, condições climáticas propícias para ocorrência de dengue. No encerramento dos casos 84,2% foram positivos e apenas 15,8% descartados. A procura do paciente ao serviço de saúde ocorreu em um curto espaço de tempo, sendo que em 48% dos casos foi imediatamente ao aparecimento das sintomatologias da doença (menos de sete dias). Ponderar a cerca das peculiaridades da incidência de dengue é relevante para direcionar medidas apropriadas ao controle da doença, melhorando assim a saúde da população.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INCIDÊNCIA DE CASOS DE DENGUE EM BANDEIRANTES - PR, 2010. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2426