RESPOSTA DE MELHORIA DA AGILIDADE COM O TESTE DE SEMO EM ALUNOS DE 13 E 14 ANOS DURANTE COMPETIÇÕES DE BADMINTON
Palavras-chave:
Agilidade, badminton, SemoResumo
A pesquisa foi planejada e realizada tendo como base a modalidade badminton que, desde a sua criação na Índia há mais de 200 anos, ao qual é praticado individualmente ou em duplas, e sendo um esporte dinâmico, ágil e veloz, tem crescido e fascinado as pessoas, levando a um aumento expressivo de praticantes em Minas Gerais, no Brasil e no mundo. A pesquisa teve o objetivo de verificar através do teste de agilidade de Semo(Johnson & Nelson, 1979, Apud Marins & Giannich, 2008.) um possível melhoramento do nível de agilidade em alunos praticantes da modalidade badminton. Os testes foram aplicados durante o campeonato esportivo interclasses, da E. M. Corina Ferraz de Brito, nos meses de setembro e outubro de 2010, no município de Almenara em Minas Gerais. Participaram da pesquisa 6 alunos de 13 e 14 anos devidamente autorizados pelos pais. Os testes de agilidade foram aplicados e aferidos em 3 momentos distintos durante as competições. Foram apontados na competição uma diminuição ou decréscimo do tempo, em torno de "2½ segundos" de diferença entre os testes aplicados no início da pesquisa(setembro), em relação ao último(outubro). Conclui-se que, o teste de Semo aplicado em alunos praticantes do badminton de 13 e 14 anos, evidenciou níveis de melhoria da agilidade (tendo como base o tempo) e a efetiva evolução do condicionamento físico em decorrência das práticas e da participação nas competições impostas durante um período de 2 meses.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-03
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
RESPOSTA DE MELHORIA DA AGILIDADE COM O TESTE DE SEMO EM ALUNOS DE 13 E 14 ANOS DURANTE COMPETIÇÕES DE BADMINTON. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/240