REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SAÚDE
Palavras-chave:
Saúde, Representações sociais, Idoso.Resumo
Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem o objetivo de identificar as representações sociais sobre saúde produzidas por idosos em uma amostra composta por 240 idosos de ambos os sexos, residentes no município de João Pessoa-PB. Para coleta de realizou-se uma entrevista com o Teste da Associação Livre de Palavras com o estímulo indutor «saúde». Os dados coletados a partir das respostas evocadas pelos idosos foram organizadas construindo-se um dicionário de vocábulos adjetivos concernente ao estímulo/indutor, e sumetidos a análise semântica com o auxilio do software Alceste. Os resultados apontam convergências e divergências, de representações sociais entre os idosos a partir das variáveis estudadas: os idosos descrevem saúde e envelhecimento com conteúdos menos negativos embora se observe também conteúdos neutros. Para Doise (1991), o interesse em se encontrar convergências explica-se por elas funcionarem como uma referência que vai reabsorver as novidades e as controvérsias decorrentes do que acontece no mundo real.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SAÚDE. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2390