POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO
Palavras-chave:
co-educação, gênero, educação física escolarResumo
De maneira geral, nos últimos anos tem-se observado uma maior atenção e preocupação com a questão do gênero em nossa sociedade. Especificamente na área da Educação Física, as discussões e os estudos sobre as relações de gênero também têm se dado de maneira crescente. Dos estudos realizados até o momento, é possível extrair vários argumentos favoráveis à coeducação nas aulas de Educação Física, entretanto, observa-se a carência de estudos que auxiliem na revelação das efetivas contribuições da área para as questões referentes ao tema discutido. Com base em uma questão levantada em um destes estudos Oliveira (1996), o trabalho apresentado neste momento buscou investigar as possíveis contribuições das aulas coeducativas de E.F., ministradas por professores favoráveis à esta proposta, para as relações de gênero. Foram sujeitos desta pesquisa vinte alunos do projeto de extensão comunitária. Através de entrevista semi-estruturada foi possível investigar alguns temas relativos às relações de gênero: relacionamento com o outro sexo; conceito sobre a capacidade do outro sexo na sala de aula e na E.F.; estereótipos de gênero para brincadeiras; pensamento e preferência com relação à formação das turmas de E.F. baseada no sexo dos alunos. No geral, os resultados da pesquisa revelaram que dentre as respostas apresentadas pelos alunos entre o teste e o reteste, a maioria não se modificou. Entretanto, dentre as modificações apresentadas a grande maioria foi favorável aos aspectos considerados positivos para as relações de gênero, a exemplo da preferência pela participação em turmas mistas de educação física ao invés de separadas por sexo, contrapondo as argumentações de muitos professores que, contrários à coeducação, justificam serem os alunos os maiores opositores à formação mista das turmas de E.F.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2376