DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ALUNOS OBESOS E NÃO OBESOS NA ESCOLA: UM ESTUDO COMPARATIVO
Palavras-chave:
Desenvolvimento psicomotor, Obesidade infantil, Saúde na escolaResumo
O presente estudo trata da prevenção da obesidade infantil e da promoção de saúde na escola. Dentre os vários métodos e procedimentos utilizados nesta direção, a estimulação da prática da atividade física tem recebido, talvez, um maior destaque entre os profissionais que atuam nesta área. Acredita-se que a criança fora do padrão de obesidade tende a ter uma melhor performance motora e uma melhor aderência a prática de atividades físicas. O objetivo deste estudo é estabelecer uma comparação entre crianças em idade escolar obesas e não obesas, através de testes psicomotores, afim de avaliar suas habilidades motrizes. Foi realizada uma pesquisa de campo com 16 (dezesseis) alunos, do Colégio Republicano com idade cronológica de 8 e 9 anos com o apoio de uma revisão bibliográfica. Através da analise dos dados coletados pelo testes psicomotores observou-se uma diferenciação não significativa entre os dois grupos. As crianças com excesso de gordura corporal apresentaram as mesmas dificuldades que as demais crianças, encontrando-se no mesmo patamar de desenvolvimento psicomotor, o que nos leva a concluir que a obesidade infantil não é fator de interferência no desenvolvimento da criança.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ALUNOS OBESOS E NÃO OBESOS NA ESCOLA: UM ESTUDO COMPARATIVO. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2359