EPISIOTOMIA EM HOSPITAL ENSINO NO SUL DO BRASIL: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS
Palavras-chave:
Episiotomia, Laceração, Parto normalResumo
Objetivo. Este estudo objetivou verificar a prevalência da realização da episiotomia nos partos ocorridos em um hospital universitário e sua relação com variáveis maternas. Métodos. Trata-se de um estudo transversal e retrospectivo, realizado em um Hospital Ensino do Noroeste do Paraná. O estudo foi realizado no período de janeiro de 2007 a junho de 2009, totalizando 681 partos normais analisados. Resultados. A média de idade foi 23.97 anos; a episiotomia foi realizada em 276 (40.73%) delas, sendo a episiotomia mediolateral a mais freqüente (94.20%). Não ocorreu laceração em 89.49% das pacientes submetidas a episiotomia. A maior parte das mulheres em que o procedimento foi realizado eram adultas (56.89%). A episiotomia foi mais prevalente nas primigestas (67.75%). As primíparas apresentaram 16 vezes mais chance de receber a intervenção do que as multíparas. Conclusão. A prevalência de episiotomia neste hospital foi elevada, assim como outras intervenções, como o uso da ocitocina para o aceleramento do trabalho de parto. Estudos que auxiliem na determinação da necessidade de realização da episiotomia, tipo, vantagens e riscos no processo do parto para a mãe e o RN devem ser realizados, buscando a excelência no acompanhamento das parturientes, por meio de uma assistência integral e humanizada.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EPISIOTOMIA EM HOSPITAL ENSINO NO SUL DO BRASIL: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2327