RELAÇÃO ENTRE OS FATORES SOCIOCULTURAIS E A SINTOMATOLOGIA DO CLIMATÉRIO: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR MULHERES ASSISTIDAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS)

Autores

  • Rogéria Máximo de Lavôr
  • Robéria Máximo de Lavôr
  • Aline Samara Dantas Soares Pinho

Palavras-chave:

Climatério, Sintomatologia, Fatores socioculturais

Resumo

A partir da observação de que grupos distintos de mulheres vivenciam o climatério de forma diferenciada, muito se tem discutido sobre a influência dos aspectos demográficos, culturais e sociais na determinação da sintomatologia dessa fase. A partir disso, esse estudo procurou caracterizar sentidos sobre a sintomatomatologia do climatério e sua relação com a realidade sociocultural de mulheres assistidas em uma Unidade Básica de Saúde da Família. Trata- se de um estudo de caráter descritivo- exploratório com abordagem qualitativa. Os sujeitos participantes do estudo foram 14 mulheres enquadradas na faixa etária que compreende ao processo climatérico. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e analisados através do método do mapa de associação de idéias de Spink. Foi evidenciado que grande parte das mulheres não possuíam conhecimento satisfatório sobre essa dada fase, confundindo a mesma com a menopausa em si, assim como também foi vista a existência de uma relação entre os fatores socioculturais e a sintomatologia sentida. Por conseguinte, torna-se necessário o desenvolvimento de práticas de educação em saúde pelos profissionais de saúde a fim de prestar esclarecimentos à população, além do fornecimento de uma prática assistencial holística, percebendo a paciente como ser biopsicossocial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Como Citar

RELAÇÃO ENTRE OS FATORES SOCIOCULTURAIS E A SINTOMATOLOGIA DO CLIMATÉRIO: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR MULHERES ASSISTIDAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS). (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2319