AS MULHERES NA LUTA OLÍMPICA: ADESÃO E PERMANÊNCIA
Palavras-chave:
Luta Olímpica, Lutas, Luta FemininaResumo
O presente estudo vem mostrar o processo de legalização da Luta feminina como esporte de competição no Brasil,aumentar a visibilidade na Luta Olímpica, sobretudo no estilo feminino, e estimular a adesão feminina ao esporte. Diante destasperspectivas, este estudo propõe compreender como as mulheres da seleção brasileira de Luta Olímpica se inseriram nesteesporte e se motivam para permanecer nele. A pesquisa aqui apresentada se caracteriza por ser qualitativa e descritiva. Alémdisso, será realizado um levantamento bibliográfico acerca da participação feminina nos esportes e nas lutas. A Luta Olímpicaestilo feminino de alto rendimento apresenta apenas 4 (quatro) categorias de peso, por esta razão optamos por entrevistar as 4atletas da seleção brasileira de Luta Olímpica, sendo estas consideradas informantes de elite. O instrumento de pesquisautilizado foi adaptado da dissertação de mestrado desenvolvida na Universidade Gama Filho por Souza e Mourão (2008) querelata a historiografia das lutadoras de judô da seleção brasileira de 1979 a 1992, buscando compreender quais foram osmotivos de adesão, permanência e as dificuldades enfrentadas por elas no judô. São também comparadas as situações depraticantes e admiradoras de outros esportes ditos masculinos. Apesar das dificuldades encontradas no cotidiano dasmulheres da luta, nas mudanças no corpo e no número de homens no treinamento, não houve registro de preconceito. Muitodiferente da situação analisada pelas referências aqui citadas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AS MULHERES NA LUTA OLÍMPICA: ADESÃO E PERMANÊNCIA. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2314