AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM LESÃO MEDULAR APÓS BASQUETE SOBRE RODAS
Palavras-chave:
Atividade motora adaptada, Lesão medular, Qualidade de vidaResumo
A prática de atividade motora adaptada aumentou significativamente no Brasil nos últimos anos, possibilitando assim que indivíduos com qualquer deficiência de caráter físico estejam aptos a praticá-la. As lesões medulares são cada vez mais freqüentes no Brasil devido, principalmente, ao aumento da violência urbana Esse estudo visa analisar os efeitos dessa prática na qualidade de vida dessa população. Trata-se de um estudo de caso de corte longitudinal, comparativo do tipo causa/efeito. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Assis Gurgacz – Cascavel - PR.As atividades aconteceram no ginásio de esportes da Fundação Assis Gurgacz, a equipe foi composta por acadêmicos de fisioterapia e educação física,. Participaram do estudo indivíduos com diagnóstico de lesão medular atendidos no centro de reabilitação da FAG, em Cascavel Como critério de avaliação aplicou-se o questionário genérico de qualidade de vida SF-36. Composto por 36 questões, onde são avaliados 8 componentes: Capacidade Funcional Aspecto Físico; Dor Estado Geral de Saúde, Vitalidade; Aspecto Social, Aspecto Emocional e Saúde Mental. Apresenta um escore final de 0 a 100, no qual zero corresponde ao pior estado geral de saúde e 100 ao melhor estado de saúde Após a análise dos resultados, é correto afirmar que essa modalidade esportiva pode contribuir para a melhora de determinados aspectos da qualidade de vida destes indivíduos. Os resultados obtidos neste estudo permitem afirmar que a prática do basquete sobre rodas, nesta população, proporcionou benefícios físicos e funcionais, auxiliou na melhora do estado emocional e consequentemente na qualidade de vida dos indivíduos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM LESÃO MEDULAR APÓS BASQUETE SOBRE RODAS. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2289