ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E APTIDÃO FÍSICA DE ESCOLARES DE ESCOLA PARTICULAR DE SANTOS-SP
Palavras-chave:
Aptidão Física, Crianças, Obesidade, Atividade MotoraResumo
O presente estudo teve por objetivo avaliar o índice de massa corporal e a aptidão física de escolares de escola privada da cidade de Santos-SP. Participaram do estudo 231 escolares (127 meninos e 104 meninas), com idades entre 7 e 10 anos, que realizaram os seguintes testes: peso, estatura, salto horizontal, corrida de 20 metros e arremesso de medicine-ball. Os resultados revelam que 51,1% dos meninos e 55,7% das meninas estão na faixa de excesso de peso ou obesos. Observou-se diferença significante entre as classificações da composição corporal e o teste de corrida de 20 metros no sexo masculino, onde quanto maior a classificação da composição corporal (excesso de peso ou obesos) piores os valores do teste. A mesma tendência foi observada no teste de salto horizontal para ambos os sexos. Crianças com alto risco de obesidade normalmente são menos ativas que crianças com baixo risco, isso se deve ao fato de possuírem maior peso corporal e maior gasto energético para realizar as atividades. Considerando os resultados obtidos, conclui-se que as crianças avaliadas, apresentam alto nível de sobrepeso e um baixo nível de aptidão física, o que justifica a necessidade de programas de promoção de saúde, especialmente voltados à prática de atividades físicas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E APTIDÃO FÍSICA DE ESCOLARES DE ESCOLA PARTICULAR DE SANTOS-SP. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2263