IDEOLOGIA X CURRICULO
Palavras-chave:
Formação, Curriculo, IdeologiaResumo
Segundo pesquisa realizada em 2002 junto aos alunos dos primeiros períodos dos Cursos de Educação Física da cidade de Curitiba quanto a expectativa de trabalho ao término do Curso concluiu-se pela limitação destas. Levantamento realizado no mercado de trabalho quanto ao locais de atuação profissional dos graduados, confirmaram a pesquisa anterior. Em razão do grande numero de Cursos de Educação Física existentes em Curitiba, percebe-se que haverá grande numero de profissionais em alguns campos de atuação (academias, clubes, escolas etc) enquanto outros campos (hospitais, asilos, escolas especiais etc) o número de profissionais é pequeno. A permanência da ideologia existente nos cursos de graduação em Educação Física sinaliza para a falta de sustentabilidade na profissão, graduando profissionais para o desemprego ou instabilidade para os profissionais atuantes.Esta modificação necessária inicia para uma mudança na estrutura nos currículos atuais, trocando-se a disciplinariedade linear para um sistema que induza o aluno ao pensar sistêmico e totalitário em termos de possibilidade de atuação laboral.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).