POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS E REFLEXOS NA ALDEIA GUARANI KRUKUTU – SÃO PAULO/SP
Palavras-chave:
políticas públicas, guarani, KrukutuResumo
A aldeia Krukutu está situada na região metropolitana de São Paulo, na zona sul do município no Distrito Administrativo de Parelheiros, no bairro Barragem. Grande parte da área da aldeia está às margens do Reservatório Billings, importante área de preservação de mananciais. Sendo, portanto objetivos do presente trabalho, realizar um estudo sobre as Políticas Públicas Ambientais existentes no Brasil, no estado de São Paulo e no Município de São Paulo e verificar a realidade destas políticas na Aldeia Guarani Krukutu. Mesmo estando a Aldeia em importantes Unidades de Conservação (UC), e cada uma delas tendo suas políticas de preservação e manutenção das populações tradicionais, e tendo como princípios a manutenção do modo de vida destas populações, na atualidade a comunidade da aldeia se vê em sérios problemas ambientais, de saúde, sociais. Mesmo assim as comunidades mantêm o seu nhandereko (modo de vida). Cabe às políticas públicas voltadas para as questões ambientais cumprirem com seu papel como integrador e gerenciador dos conflitos, o que não é visto na área.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).