O ESPORTE SOBRE A VISÃO DE THEODOR W. ADORNO EM ALGUNS TEXTOS DO LIVRO "EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO".
Palavras-chave:
Formação Corporal, Esporte, AdornoResumo
Este artigo analisa, a partir do pensamento de Theodor W. Adorno, em alguns textos do seu livro "Educação e Emancipação", a questão do esporte, pensando este como uma formação corporal, enquanto aparato social, como uma possível alternativa para a desbarbarização a consciência do individuo e como objeto de conteúdo da Educação Física Escolar. As práticas esportivas nascem como um importante dispositivo disciplinar e de conformação corporal, no sentido mesmo de certa produtividade, sendo o veiculo mais utilizado como forma de difusão do movimento corporal na escola de ensino fundamental e médio, mais do que isto, são reduzidas, na maioria das vezes, em modalidades esportivas como o futebol, basquetebol, voleibol e handebol fazem parte do conteúdo das aulas de Educação Física. A Educação Física tem no movimento tanto um meio quanto um fim para atingir seu objetivo educacional dentro do contexto escolar. As práticas esportivas nascem como um importante dispositivo disciplinar e de conformação corporal, no sentido mesmo de certa produtividade. O esporte trabalhado na escola sem uma análise crítica como os apontamentos que Adorno fez, tem aspectos que encontramos na sociedade capitalista, como por exemplo: competição, rendimento, técnica, agressividade, respeito às regras, indústria cultural e outros. Ele se destaca por ocupar um lugar fundamental na utopia da educação e do esclarecimento. As tendências atuais da Educação Física Escolar no Brasil, estão próximas com o pensamento da Teoria Crítica por questões como sobre a promoção de uma pratica pedagógica calcada na reflexão, práticas reflexivas, reflexões criticas que assumem o papel central na configuração de uma força resistente aos mecanismos de reprodução capitalista. A idéia esta já apresente nos escritos de ADORNO (2006) que reclamava a necessidade de uma formação cultural, e somente isso, como elemento que teria condição de se contrapor "pseudo-formação" difundida pela "semicultura" arraigada na indústria cultural.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-06
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O ESPORTE SOBRE A VISÃO DE THEODOR W. ADORNO EM ALGUNS TEXTOS DO LIVRO "EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO". (2011). Fiep Bulletin - Online, 81. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/217