EXERCICIOS DE VIBRAÇÃO NO CORPO INTEIRO: O QUE VOCÊ SABE SOBRE O INTERESSE CIENTÍFICO?
Palavras-chave:
exercício de corpo inteiro, plataforma vibratória, PubMed, idosoResumo
Vibração é um estímulo mecânico oscilatório cujos parâmetros físicos mais importantes que a caracteriza é a freqüência e a amplitude. Uma aplicação clínica possível para esse estímulo, em condições apropriadas, é o exercício em plataformas vibratórias, exercícios de corpo inteiro (ECI). Em conseqüência, o interesse científico in ECI pode ajudar no aumento do conhecimento de protocolos apropriados, seguros e eficazes. PubMed é um serviço da U.S. National Library of Medicine e o objetivo desse trabalho é identificar o interesse científico, avaliando o número de publicações (NP) citadas por ano no PUBMED em ECI sozinho e em associação com algumas aplicações clínicas. As pesquisas foram feitas (Outubro de 2009) no PubMed (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi). Foi mostrado que nos últimos seis anos o interesse científico em ECI aumentou intensamente. Um elevado NP em idoso e dor lombar. A presente evidência indica que as plataformas que possam gerar vibrações e os ECI podem ser uma intervenção efetiva para alterações musculoesquelética em pessoas treinadas e não treinadas e em idosos. Mais ainda, a comunidade científica teria interesse em conhecer mais sobre esse tipo de exercício, como pode ser visto pelo aumento no NP nos últimos anos. Em conseqüência é necessário atenção com as pessoas que realizam ECI em plataformas vibratórias devido as suas reações individuais, assim como as informações científicas que ainda são limitadas. A presença de um profissional quando uma pessoa está realizando ECI em uma plataforma vibratória é desejável.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).