INGESTÃO DIETÉTICA E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE DANÇARINAS DA UFPA (BELÉM–PA).
Palavras-chave:
Dançarinas, nutrição, composição corporalResumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar a ingestão dietética e composição corporal de dançarinas da UFPA. Acompanharam-se prospectivamente seis alunas de dança coreográfica da Escola de Dança da UFPA. A coleta de dados foi realizada em três momentos distintos durante um período de cinco meses por meio de um questionário de avaliação física no qual se registraram informações antropométricas (peso, estatura, dobras cutâneas e circunferência da cintura) e um questionário de freqüência de consumo alimentar para identificar o hábito alimentar das dançarinas e elaborar a intervenção dietética após a primeira avaliação. Para a análise dos dados antropométricos foram estabelecidas comparações entre a primeira e a segunda avaliação, período sem intervenção dietética e entre a segunda e a terceira, período com intervenção dietética. Observou-se que o peso corpóreo total aumentou da primeira para a segunda avaliação de 52,9 +2,2 para 54,7 +4,7 Kg e desta para a terceira diminuiu para 53,2 +3,2 Kg; a porcentagem de gordura aumentou da primeira avaliação para a segunda de 19,2 +4,0 para 22,8 +2,4 % e desta para a terceira avaliação com 23,5 +3,6 %; o peso magro diminuiu da primeira avaliação para a segunda de 42,7 +3,0 para 42,2 +3,9 Kg e desta para a terceira avaliação com 40,7 +2,2 Kg. O IMC ficou dentro da faixa de normalidade nas três avaliações mesmo com seu aumento da primeira para a segunda avaliação de 20,5 +1,0 para 21,2 +1,6 Kg/m² e sua diminuição desta avaliação para a terceira com IMC de 20,7 +1,6 Kg/m². A circunferência da cintura aumentou da primeira para a segunda avaliação de 68,3 +4,6 para 68,6 +5,2 cm e desta para a terceira avaliação diminuiu para 68,5 +3,9 cm. Este estudo constatou que não houve diferença significativa nas mudanças das composições corporais das dançarinas antes a após a intervenção dietética.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).