PERFIL SOCIOECONÔMICO DE CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS HOSPITALIZADAS POR DOENÇA RESPIRATÓRIA AGUDA
Palavras-chave:
perfil socioeconômico, menores de cinco anos, doenças respiratórias agudasResumo
Identificar o perfil socioeconômico das crianças menores de cinco anos hospitalizadas por doença respiratória aguda no Hospital Universitário Pequeno Anjo, Itajaí, Santa Catarina. O estudo foi realizado mediante a aplicação de questionários de perguntas fechadas aos pais e/ou cuidadores das crianças hospitalizadas. Houve predomínio do sexo masculino com 68% da amostra que foi composta por 54% de crianças com idade de 1 ano e 1 mês a 3 anos, onde a pneumonia acometeu 80% dos casos, 30% das mães não haviam completado o ensino fundamental. A renda em 53% das famílias foi de 1 a 3 salários mínimos. Do total de crianças do sexo masculino 34% tinham a faixa etária de 1 ano e 1 mês a 3 anos, 50% foram internadas por pneumonia e 32% haviam sido amamentadas por menos de um mês. O perfil sócioeconômico encontrado foi a maioria de mães com nível de escolaridade baixo, com ensino fundamental incompleto, com idade maior ou igual a 20 anos, que gestaram por 37 semanas ou mais e que não fumavam, famílias de renda baixa, sendo as crianças em sua maioria meninos, na faixa etária de 1 ano e 1 dia a 3 anos, hospitalizados por pneumonia e amamentados até um mês de vida. Espera-se que este estudo possa contribuir com a redução da morbidade e mortalidade infantil, a partir da identificação de fatores predisponentes as doenças respiratórias agudas.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).