POSTURA CORPORAL DE CRIANÇAS RESPIRADORAS BUCAIS
Palavras-chave:
alteração postural, criança, fisioterapia, respiração oralResumo
A respiração oral acarreta diversas modificações no indivíduo, desde sua postura corporal até o comportamento emocional. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi de caracterizar a postura corporal de crianças respiradoras orais na faixa etária de 04 a 14 anos de ambos os sexos, buscando diferenciar suas posturas de acordo com a causa da respiração oral e relacioná-las às queixas mencionadas pelos responsáveis. As crianças que participaram do estudo receberam indicação para os procedimentos cirúrgicos de adenoidectomia, tonsilectomia ou adenotonsilectomia por médica otorrinolaringologista do Hospital Universitário Infantil Pequeno Anjo (HUPA), na cidade de Itajaí (SC). A metodologia envolveu entrevista com os responsáveis buscando coletar informações sobre alterações comportamentais durante as atividades diárias. Além da entrevista, uma Avaliação Postural Estática com cada criança foi realizada, de acordo com Barros Filho (2002); Bienfait (1995) e Santos (2001). Para trabalharmos os dados coletados utilizamos a estatística, procurando estabelecer relação entre as alterações posturais encontradas e a respiração oral, os achados importantes, tanto referentes às alterações posturais, quanto às atividades cotidianas, que podiam ter relação com a respiração oral das crianças. Os dados foram explicados e discutidos com os pais ou responsáveis, após a Avaliação Postural Estática fundamentado na literatura. Como resultados, esperamos ter a produção de subsídios para reflexão e discussão a respeito das conseqüências posturais da respiração oral em crianças, bem como para a elaboração de programas educacionais para cuidadores e professores, ou de intervenções fisioterapêuticas de caráter reabilitatório, contribuindo para a promoção da saúde dessas crianças.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).