A INFECÇÃO HOSPITALAR NA PERCEPÇÃO DO ACOMPANHANTE DA CRIANÇA HOSPITALIZADA
Palavras-chave:
infecção hospitalar, criança, famíliaResumo
Trata-se de estudo de caso realizado em um hospital pediátrico de ensino com o objetivo de analisar o conhecimento do acompanhante sobre a infecção hospitalar, uma vez que o mesmo participa diretamente dos cuidados à criança, embora se observe a ausência de uma prática educativa promotora do cuidar qualificado. Para coleta das informações utilizou-se a técnica do grupo focal, com acompanhantes de crianças hospitalizadas no mês de março de 2008. Os resultados identificaram: insuficiência de conhecimento pelo acompanhante; repasse de informações direcionadas às normas/rotinas institucionais; e pouco compartilhamento, pelos profissionais, da situação de saúde da criança e informações sobre prevenção e controle de infecções. Assim, torna-se necessário refletir criticamente sobre a co-participação dos familiares no cuidado e o papel do profissional no compartilhamento não apenas de tarefas, mas, principalmente, de conhecimento para um cuidar humanizado, mediante a adoção de protocolos de educação permanente em saúde.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).