PROBLEMAS DERMATOLÓGICOS EVIDENCIADOS NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA: ESTUDO DE REVISÃO
Palavras-chave:
doenças de pele, Programa Saúde da Família, revisão,Resumo
Nas unidades de Programa Saúde da Família as principais doenças de pele identificadas pela equipe de saúde são: impetigo, abcesso cutâneo, celulite, dermatites, prurido, urticária, eritema, queimadura solar, alterações cutâneas devido a exposição a radiação, afecções das unhas, alopécia, acne, úlcera. Este artigo objetiva caracterizar os principais problemas dermatológicos evidenciados no Programa Saúde da Família presentes na literatura científica brasileira, quanto a autoria, ano, tipo de estudo e abordagem, tipo de lesão e terapêutica adotada. A pesquisa é do tipo descritivo (revisão bibliográfica) e abordagem quantitativa, realizada na BVS, SCIELO Brasil, Google acadêmico e revistas científicas relacionadas às áreas de saúde coletiva e dermatologia disponíveis eletronicamente, utilizando-se os descritores "doenças de pele" e "Programa Saúde da Família", com trabalhos publicados entre os anos a 2005 a 2009, na forma de texto completo. Durante a coleta, foram encontrados 9 artigos: 4 na SCIELO BRASIL, 4 no Google acadêmico e 1 na Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco On Line (REUOL). Nas demais fontes de informação não foram encontrados estudos que se enquadrassem nos critérios de inclusão. Os dados coletados foram esquematizados em uma tabela para melhor compreensão. A maioria dos estudos estava localizada na SCIELO Brasil (44,4%) e Google acadêmico (44,4%), nos anos de 2005 (33,3%) e 2005 (33,3%), utilizando-se do estudo descritivo (88,9%) e revisão de literatura (11,1%), com abordagem qualitativa (77,8%). As lesões predominantes foram variadas, com ênfase das micoses (55,6%), sendo estas tratadas com antifúngicos e medidas de higiene. As dermatoses têm significativo impacto na qualidade de vida dos acometidos, podendo ser limitantes, provocar absenteísmo escolar e no trabalho e atuar muitas vezes de forma negativa na vida social do indivíduo, especialmente nos cronicamente doentes. Sendo, portanto, necessário sua valorização como problemas de saúde para os quais políticas públicas devem ser adequadamente formuladas.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).