ESTUDO DE UTILIZAÇÃO DE ANTAGONISTAS DE RECEPTORES H2 DA HISTAMINA E DE INIBIDORES DA BOMBA DE PRÓTONS
Palavras-chave:
Bloqueadores dos receptores H2 de histamina, úlcera péptica, ranitidina, profilaxia,Resumo
Os bloqueadores de receptores de histamina-2 (BH2) e inibidores da bomba de prótons (IBP) são efetivos no tratamento da hipersecreção gastrintestinal, amplamente utilizados na prevenção de úlcera de estresse, e se tornaram medicamentos muito utilizados no ambiente hospitalar. O estudo transversal determinou a prevalência de utilização de antiulcerosos em três hospitais gerais (um hospital escola e dois filantrópicos). Estudou-se a população de pacientes internados com prescrição de antiulcerosos em um dia, e foi questionada a justificativa médica para a prescrição. Dos 418 pacientes internados no dia do estudo 54,8% estavam recebendo BH2 ou IBP.Os principais diagnósticos dos pacientes do estudo foram: Neoplasias( 21,5%), doenças cardiovasculares ( 11,9%), envenenamentos e outras causas externas ( 9,7%), convelecência pós-cirúrgica (8,3%), doenças gastrintestinais ( 7,5%). Em 52,87% das prescrições foi obtido as seguintes justificativas médicas: profilaxia de estresse gástrico (14,09%), uso concomitante de esteróídes (13,22%), uso concomitante de AINE (8,37%), tratamento de doenças gastrintestinais (7,9 %). Algumas indicações profiláticas encontradas não correspondem às encontradas na literatura. Intervenções educativas parecem necessárias para promover o uso racional destes medicamentos.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).