ESTADO DE HUMOR DE PRATICANTES DE NATAÇÃO, DE 15 A 17 ANOS, FREQÜENTADORES DE UM PROJETO SOCIAL NA CIDADE DE AUSTIN, NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU-RJ.
Palavras-chave:
POMS, humor e nataçãoResumo
Desde nossos primórdios, o homem utiliza da natação não só como forma de locomoção em meio aquoso, mas como forma de sobrevivência. Essa prática de sobrevivência foi sendo aprimorada com o passar dos tempos, sendo gradualmente modificada e na sociedade contemporânea ela vem sendo praticada desde o lazer até o treinamento de alto rendimento. O humor é a variação do estado emocional de euforia em sentido à apatia ou vice versa. Estas alterações podem fazer com que o indivíduo tenha uma grande dificuldade em desenvolver atividades comuns do dia a dia, dependendo de sua variância. O perfil de estado de humor (POMS), é um questionário criado com a intenção de avaliar o humor e a emoção, sendo utilizado, inicialmente, diretamente em estudo de cunho psíquico, mas com o passar dos tempos, passou a ser aplicado em populações sem alguma alteração psicológica aparente. O objetivo do trabalho é o de analisar o Perfil do Estado de Humor de praticantes de natação, de 15 a 17 anos, freqüentadores de um projeto social na cidade de Austin, no município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Pesquisa descritiva de campo de corte transversal, a população estudada teve um total de 29 indivíduos, sendo 13 do gênero feminino e 16 do gênero masculino, com idades que variam entre 15 e 17 anos. Concluí-mos que as adolescentes ao receber um estímulo de leve a moderado, no caso da prática da natação, apresentam uma melhora em seu estado de humor. Já os adolescentes apresentaram redução do escore de vigor.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-05
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTADO DE HUMOR DE PRATICANTES DE NATAÇÃO, DE 15 A 17 ANOS, FREQÜENTADORES DE UM PROJETO SOCIAL NA CIDADE DE AUSTIN, NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU-RJ. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/198