CIRCUITO DAS BRINCADEIRAS: O CURRÍCULO EM MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Múltiplas linguagens, Valorização da Infância, LudicidadeResumo
Esta socialização é parte do trabalho desenvolvido da Unidade Municipal de Educação Infantil Pratinha (UMEI), da Rede Municipal de Ensino Belém-Pa, no ano de 2008 que fundamenta-se no referencial teórico dos estudos da infância Moss (2002) Junqueira Filho (2006), Gallardine (1996), Loris Mallaguzi, Carolyn Edwards (1999), Machado (2002), dentre outros. O percurso metodológico compreende a organização curricular a partir das múltiplas linguagens que envolve construção de projetos de acolhimento, circuito das brincadeiras, projetos de turmas bimestrais envolvendo coordenador/professoras/crianças e famílias. O objetivo é oferecer uma educação infantil de qualidade, assegurando uma aprendizagem significativa e consistente, socializada por meio dos circuitos das brincadeiras que representam o movimento global da criança com o universo lúdico. Os aspectos relevantes encontrados a partir desta organização metodológica, situam-se na valorização das diversas infâncias, do protagonismo da criança e da valorização da ludicidade e das brincadeiras infantis, consolidando uma Educação Infantil humanizadora com qualidade social e com a vivência em um ambiente aconchegante , estimulante e alegre, bem como o envolvimento dos educadores na organização de espaços lúdicos e interativos na educação infantil.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).