A EDUCAÇÃO DE PARCERIA E A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Palavras-chave:
aprendizagem, educação, parceria,Resumo
A abordagem do estudo é a adaptação da educação atual para uma educação de parceria com ênfase nas mudanças no contexto educacional de forma a estimular as crianças e jovens a darem importância também às experiências informais do dia-a-dia. O processo de parceria é considerado como o objeto primário da educação, que mostra não apenas intelectualmente, mas também experimentalmente que relações de parceria são possíveis, é focado no aprendizado cognitivo ou intelectual e também no afetivo ou emocional. O estudo tem como objetivo principal apresentar os fatores psicológicos voltados para um modelo de parceria que preconiza a capacidade de inovação para uma autonomia na relação tanto da gestão educacional como também da própria percepção de cada ser - humano. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica inspirada na obra de Riane Eisler - Tomorrow's Children: A Blueprint for Partnership Education for the 21st Century (2000) que problematiza as relações entre os seres humanos responsáveis pelas transformações de vida. São relatados identificações de psicólogos que apontam que o tipo de cuidado (material, emocional e mental) que a criança recebe principalmente durante os primeiros três anos de vida abrem caminhos neurais que determinarão grande parte da nossa capacidade mental e estrutura emocional quando adultos. O processo de educação de parceria é um estilo de ensino, que integra e honra os estudantes como indivíduos completos nos diversos estilos de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).