TRADUÇÃO E ANÁLISE TEÓRICA DA ESCALA DE DEPENDÊNCIA DE EXERCÍCIO FÍSICO
Palavras-chave:
dependência, tradução, estudos transculturais,Resumo
Embora traga benefícios físicos e psicológicos, a prática excessiva de atividade física poderia ser ou desencadear um comportamento compulsivo, tornando o indivíduo dependente desta. Suas conseqüências são graves, a elaboração do seu diagnóstico é problemática e as poucas pesquisas relacionadas ao tema no Brasil contribuem para um desconhecimento dos profissionais. Nesta perspectiva, o presente trabalho visa adaptar um instrumento para avaliar esse tema, a partir da tradução e análise teórica dos itens da Exercise Dependence Scale – Revised. Para tanto, discorre sobre os procedimentos adotados para a tradução e análise dos itens, visando uma correspondência semântica destes com a versão original, isto após fazer uma descrição da dependência de exercício físico.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).