PERCEPÇÃ?O DAS ATIVIDADES DO PSICÃ"LOGO PELA EQUIPE DE SAÊDE DE UM HOSPITAL ESCOLA
Palavras-chave:
Health Psychology, Hospital Psychology, Performance of the PsychologistResumo
Busca-se conhecer a percepção dos profissionais de saúde de um hospital escola federal universitário acerca das atividades do psicólogo que atua nesse hospital. Foi aplicado um questionário abordando aspectos sócio-demográficos, profissional e sobre a atuação do Psicólogo no hospital. Sessenta e seis profissionais de diversas categorias de nÃvel superior participaram. As respostas sobre a atuação do Psicólogo foram tratadas através de categorizações utilizando-se o programa Excel da Microsoft. Os resultados indicam que o psicólogo atua, predominantemente, no acompanhamento profissional dos servidores da instituição; atendimento individual psicoterapêutico; orientações relativas a dificuldades no trabalho; demandas dos pacientes internos e familiares; e na integração entre setores. É evidente a importância atribuÃda à sua atividade, embora tomada especificamente como atendimento individual a pacientes e funcionários. Verifica-se ainda que os profissionais da área de humanas, quando comparados com aqueles da área da saúde, percebem a ação do Psicólogo como mais ampla e diversificada
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).