ASSOCIA�O ENTRE TEMPO DE REA�O (TR) E TEMPO DE MOVIMENTO (TM) EM UMA HABILIDADE MOTORA
Palavras-chave:
Tempo de Reação Simples, Tempo de Movimento, AdultosResumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a associação entre tempo de reação (TR) e movimento (TM) em adultos. O TR foi medido utilizando uma plataforma ligada a um microcomputador contendo seis recipientes enumerados de 1 a 6. A tarefa consistia em transportar bolas de tênis da parte inferior da plataforma para a parte superior na seguinte ordem (4-1/5-2/6-3), na maior velocidade possÃvel. Interpretou-se como TR o perÃodo entre a apresentação do estÃmulo e o momento em que o sujeito soltou a mão da chave de respostas para iniciar a tarefa. Já o tempo de movimento foi mensurado a partir da soltura da chave até o momento em que se transportou as bolas na seqüência pré-determinada e pressionou a chave novamente, caracterizando assim o fim da tarefa. A amostra foi composta por 10 adultos, de ambos os sexos, com faixa etária entre 18 e 35 anos, inexperientes na tarefa. Para a análise estatÃstica foi utilizado a correlação produto-momento de Pearson no qual foi detectado valor significativo para a associação (r=0,71; p=0,021). Os resultados indicam que há correlação significativa entre TR e TM com adultos.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).