AVALIAÇÃO DE SOBREPESO E OBESIDADE EM ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN
Palavras-chave:
Estado nutricional, adolescentes, síndrome de DownResumo
Objetivou-se neste estudo, avaliar o perfil nutricional de 18 adolescentes com síndrome de Down, residentes na Região Sul do Estado do Tocantins, com idade entre 10 e 19 anos, sendo 07 do sexo masculino e 11 do sexo feminino que constituíram um grupo censo. Para instrumentalizar à referida avaliação, se utilizou os índices de peso para idade, específicos para esta população, estabelecidos por Cronk et al. (1988) e para a avaliação dietética, se aplicou o Questionário de Freqüência Alimentar para Adolescentes, validado por Slater et al. (2003), adaptado para o presente estudo, o qual possibilitou conhecer os hábitos alimentares desses adolescentes, em termos de percentuais relacionados a grupos de alimentos que foram dispostos segundo a Pirâmide Alimentar Adaptada (PHILIPPI, 1999) que distribui os alimentos em oito grupos. Observou-se que 44,5% dos adolescentes estavam com excesso de peso, sendo 28% com sobrepeso e 16,5% com obesidade. Verificou-se que os hábitos alimentares dos adolescentes eram inadequados, tendo sido constatado consumo menor que o recomendado dos grupos das hortaliças e frutas em 78% dos adolescentes e do grupo dos leites e produtos lácteos em 50% desta população. Ainda verificou-se um consumo exagerado de carnes e ovos e de açúcares e doces por todos os indivíduos que fizeram parte do estudo (100%) e do grupo dos cereais, pães, tubérculos e raízes em 16% dos indivíduos. Concluiu-se que há provável relação entre a prevalência de sobrepeso e obesidade detectada no estudo com os hábitos alimentares inadequados identificados nos adolescentes. Recomenda-se estimular o consumo de alimentos saudáveis por meio de um trabalho de conscientização e reeducação alimentar que integre escolas, instituições de apoio às pessoas com síndrome de Down, familiares e amigos para assim, prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas não-transmissíveis, associadas ao aumento de peso e a agravos à saúde na vida adulta.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).