PREVALÊNCIA DE DOR CRÔNICA EM MULHERES IDOSAS E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA
Palavras-chave:
Idosas, Dor, Qualidade de vidaResumo
Considerando-se a dor crônica fator predisponente a depleção da qualidade de vida dos nossos idosos, o objetivo deste estudo foi avaliar o índice de dor crônica em idosos atendidos num centro de convivência em São Luís-Ma, e sua relação com a perda da qualidade de vida. Metodologia: Num universo composto por mulheres acima de 60 anos, portadoras ou não de dor crônica, os critérios metodológicos eleitos para o estudo foram a seleção aleatória da amostras através do sorteio de 100 fichas de idosas atendidas no local constituindo uma amostra de 64 idosas com idade entre 60 a 78 anos, depois de considerados os fatores de exclusão. A seguir realizou-se entrevista para apresentação, explicação do estudo e assinatura do TCLE; Aplicação do teste de dor por escala analógica visual e aplicação do questionário de qualidade de vida pelo (WHOQOL-OLD) da OMS. O levantamento, consolidação, tabulação e análise dos dados, foram realizadas através de análise estatística nas variáveis dor e qualidade de vida utilizando-se técnicas estatísticas descritivas e inferenciais, através do uso do teste t-Student, do teste qui-quadrado (para tabelas de contingências 2x2), ao nível de 5% de significância. Resultados: Quando analisada a distribuição da frequência do sinal dor, segundo a faixa etária das investigadas encontrou-se um p: <0,0001 sugerindo relação de dependência entre faixa etária e presença ou ausência de dor. Na distribuição da frequência da qualidade de vida e sua relação com faixa etária estabeleceu-se um p< 0, 0001, nos dois momentos (entre 6070anos e, 70 anos) possibilitando a afirmação de relação significante entre idade e presença ou ausência de dor indicativo de qualidade de vida nas investigadas. Conclusão: A partir deste forneceu-se dados para planejamento de medidas visando prevenção e controle da dor crônica, seja em âmbito publico ou privado, ou na área sanitária individual ou coletiva.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).