OPINIÃO DOS AUXILIARES DE ENFERMAGEM SOBRE LEI MUNICIPAL SOBRE DIREITOS DOS USUÁRIOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DO NATAL/RN
Palavras-chave:
Enfermagem, direitos dos pacientes, auxiliares de enfermagemResumo
Estudo de caráter descritivo com o objetivo de avaliar a opinião dos auxiliares de enfermagem sobre os direitos dos pacientes no Município do Natal/RN. Realizado em janeiro de 2001. Considerado um pré-teste para desenvolvimento de um projeto a posteriori. Participaram mediante amostra aleatória quinze auxiliares de enfermagem de um hospital público, respeitados os preceitos éticos legais da Res. nº 196/CNS/1996. Constatou-se que 90% não sabiam da existência de Leis que asseguravam os direitos aos pacientes; 90% dos entrevistados acham que os dirigentes gerências da instituição, em que trabalham não as conhecem, exceto em casos de representação legal; 80% dos auxiliares de enfermagem entrevistados acreditam que a maioria dos usuários dos serviços de saúde ignoram-nas. Sugere-se um repensar crítico reflexivo da abordagem ética na enfermagem, quer no exercício profissional através da educação continuada, quer no processo ensino aprendizagem a partir de um eixo articulador com os demais conteúdos.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).