REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS SOBRE O ACESSO AO SERVIÇO DE SAÚDE E SER IMIGRANTE
Palavras-chave:
Serviço de Saúde, Ser Imigrante, Estudantes EstrangeirosResumo
Este estudo tem os objetivos de pontuar aspectos sobre a Cooperaçao Internacional entre estudantes de diferentes paises na universidade e verificar as representaçoes sociais dos estudantes universitarios estrangeiros sobre o acesso aos serviços de saúde e qualidade de vida. Trata-se de um estudo exploratório que buscou analisar o fenômeno da imigração, em vertentes diversificadas, salientando-se os aspectos psico-sócio-culturais a partir das representações sociais do acesso aos serviços de saúde e ser imigrante, salientando conhecimentos, imagens, atitudes e crenças difundidas coletivamente no cotidiano realizado com 51 estudantes estrangeiros, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa-PB, de ambos os sexos e diferentes países. Para coleta de dados utilizou-se uma abordagem multimétodos com a consulta de dados secundários a partir de uma entrevista semi estruturada e o teste da associação livre de palavras, com os estímulos indutores: acesso ao serviço de saúde e ser imigrante, previamente agendada, com duração média de trinta minutos para cada participante. Os dados obtidos das entrevistas foram analisados utilizando-se a técnica análise de conteúdo temática. Em seguida, as entrevistas foram submetidas ao software Alceste, constituindo um corpus composto por trinta entrevistas. Os dados apreendidos a partir do Alceste apontaram cinco grandes categorias interpretadas subsidiadas na teoria das representações sociais.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).