AJUSTE DAS PRESSÕES DE CUFF EM PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NO ALTO SERTÃO PARAIBANO.
Palavras-chave:
Pressão, Intubação endotraqueal, Traqueostomia, Monitorização do Paciente, Unidade de Terapia IntensivaResumo
O cuff é um balonete existente em tubos orotraqueais e cânulas de trasqueostomia que tem como função principal vedar a traquéia, facilitando a ventilação, prevenindo a aspiração de conteúdo gástrico para os pulmões. Não existe uma rotina pré-estabelecida para monitorização da pressão dos balonetes nos pacientes sob ventilação internados na Unidade de Terapia Intensiva, essa pressão transmitida diretamente à parede da traquéia deve permitir fluxo capilar adequado e prevenir escape de ar ou broncoaspiração, além de lesões decorrentes de seu aumento. O objetivo deste estudo foi analisar as pressões de cuff em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital no alto sertão paraibano e ajustá-las aos valores aceitáveis de acordo com a literatura, com o propósito de implementar uma proposta de protocolo de enfermagem para monitorização dessas pressões. Trata-se de um estudo exploratório, de campo, com abordagem quantiqualitativa, desenvolvido com pacientes internados na UTI do Hospital Regional, no período de Abril a Maio de 2008. Foram avaliadas 32 medidas de pressão do cuff em oito (8) pacientes dos sexos masculino e feminino, através de um manômetro adaptado a extremidade de um equipo de soro nos períodos matutino, vespertino e noturno. Foram analisadas as medidas pressóricas dos balonetes (cuffs) dos pacientes intubados e observou-se que as medidas foram variáveis e irregulares em média em 56,25% dos casos, mostrando a importância de se redobrar os cuidados a estes pacientes. Diante do exposto sugere-se a implementação do protocolo de enfermagem para a monitorização dessas pressões, nos períodos matutino, vespertino e noturno, visando estabelecer uma rotina de acompanhamento e mensuração fidedigna para uma melhor qualidade na assistência, prevenindo possíveis complicações.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).