AVALIAÇÃO DA DISLIPIDEMIA EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2
Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, Dislipidemias, Hipertensão Arterial SistêmicaResumo
O DM é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da capacidade desse hormônio exercer adequadamente seus efeitos. É caracterizada por hiperglicemia crônica, freqüentemente acompanhada de dislipidemia, hipertensão arterial e disfunção endotelial. A dislipidemia é um dos principais fatores de risco para DCV em pacientes diabéticos, cuja influência é maior que os demais. As alterações lipídicas mais freqüentes nessa população correspondem a hipertrigliceridemia (aumento nos níveis de triglicerídeos), HDL-c baixo e alterações qualitativas nas lipoproteínas, tais como a formação de partículas de LDL-c pequenas e densas. Diante destas premissas o trabalho objetivou avaliar a associação de DM tipo 2 e dislipidemias. Tratou-se de um estudo documental, descritivo e longitudinal e realizou-se no Serviço Municipal de Saúde (SMS) e no Laboratório de Análises Clínicas da Universidade Estadual da Paraíba, cujos parâmetros avaliados foram glicemia de jejum, triglicerídeos, colesterol total e frações. Os dados foram avaliados através da estatística percentual. Dos 57 pacientes, a maioria era do gênero feminino e 81% da amostra eram dislipidêmicos. Com relação aos fatores de risco para as dislipidemias as mais representativas foram DM e Obesidade Central. A maior parte demonstrou hipercolesterolemia associado a hipertrigliceridemia; o HDL-c esteve alterado em 41% dos homens e em 55% das mulheres O DM, apesar de ser uma doença crônica degenerativa não transmissível, possibilita uma maior sobrevida aos seus portadores quando eles aderem ao tratamento. Portanto, a população em estudo precisa ser melhor incentivada a realizar uma dieta equilibrada e a praticar atividades físicas, uma vez que estes cuidados reduzirão os níveis de glicemia e de lipídios contribuindo para uma longevidade mais saudável.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).