CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS E UTILIZAÇÃO DE AGENTES ERGOGÊNICOS NUTRICIONAIS POR ADOLESCENTES PRATICANTES DE TREINAMENTO DE FORÇA, PETROPOLIS
Palavras-chave:
Agentes Ergogênicos, Treinamento de força, AdolescentesResumo
A valorização do corpo na sociedade contemporânea tem mobilizado inúmeras pessoas a praticarem atividade física. Na perspectiva de obterem um corpo perfeito, muitos praticantes de atividade física utilizam recursos ergogênicos nutricionais para aumento de massa muscular e melhoria da estética, principalmente, a população masculina. Objetivou-se conhecer o perfil socioeconômico e a utilização de agentes ergogênicos por adolescentes praticantes de treinamento de força freqüentadores de quatro academias de Petrópolis. O presente estudo é do tipo transversal, descritivo, com adolescentes masculinos inscritos em 4 academias localizadas na cidade de Petrópolis, entre 13 e 19 anos, que aceitaram participar da pesquisa no mês de maio de 2009. Dos 50 adolescentes praticantes de treinamento de força inscritos nas 4 academias de Petrópolis avaliadas, detectou-se que todos são estudantes, do sexo masculino com média(±DP) de idade de 16,74±1,49 anos. Quanto ao uso de agentes ergogênicos, detectou-se que 28% dos adolescentes praticantes de treinamento de força referiram fazer uso e 72% não referiram. Verificou-se que 33,3% usavam Whey Protein®, 22,2% Creatina, 11,1% Albumina, 27,8% outros agentes ergogênicos protéicos e 5,6% Maltodextrina. Conclui-se que cerca de 30% dos adolescentes referiram utilizar agentes ergogênicos nutricionais.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).