MÉTODO PILATES: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DOS EXERCÍCIOS NA FORÇA MUSCULAR DE MULHERES
Palavras-chave:
Técnicas de exercício e de movimento/método, Força muscular, Análise e desempenho de tarefas,Resumo
O método Pilates vem sendo amplamente difundido com a finalidade de incrementar a força muscular e outras valências físicas. O presente estudo busca identificar a influência dos exercícios deste método de treinamento sobre a força muscular de mulheres. A amostra foi composta por trinta sujeitos voluntários selecionados aleatoriamente, do gênero feminino, saudáveis, com idade mínima de vinte e cinco e máxima de sessenta e oito anos, praticantes do método, regularmente, por no mínimo seis meses. Foi dividida em três grupos de acordo com a faixa etária. Considerando que o centro de força do método se encontra na musculatura abdominal, as voluntárias foram submetidas a uma avaliação da força muscular abdominal, pósrealização da aula de Pilates, a partir do teste de flexão parcial de tronco. Os resultados obtidos foram pontuados, tabulados e analisados estatisticamente intra e intergrupos através do teste t de Student, onde se verificou desempenho significativo (p < 0,05) intragrupos, com força muscular acima da média e na análise intergrupos demonstrou significância apenas na análise entre adultas jovens (AJO) e terceira idade (TID) com p= 0,387. O método Pilates mostrou-se eficaz como forma de treinamento da força muscular, principalmente em mulheres da terceira idade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-05-27
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MÉTODO PILATES: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DOS EXERCÍCIOS NA FORÇA MUSCULAR DE MULHERES. (2011). Fiep Bulletin - Online, 80(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/1688