CARACTERIZAÇÃO DAS VÍTIMAS DE ATROPELAMENTO INTERNADAS EM UM SERVIÇO DE URGÊNCIA EM NATAL/RN.
Palavras-chave:
Acidentes de Trânsito, Causas Externas, LesõesResumo
Introdução: os acidentes de trânsito foram responsáveis por mais de 50.000 óbitos no ano de 2007. No conjunto dos AT's, os atropelamentos constituem uma das formas mais frequentes de acidente, gerando gastos de aproximadamente 11 milhões de reais com internações as vítimas, no ano de 2005, em São Paulo (RAMOS, 2008).Objetivos: identificar as vítimas de atropelamento atendidas no serviço de urgência em Natal/RN; Identificar as régios corpóreas mais atingidas decorrentes dos eventos. Metodologia: trata-se de um tipo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa e dados prospectivos, realizada nas Unidades de Urgência do Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS), com o protocolo n° 016/07. Os critérios de inclusão utilizados eram: vítimas de atropelamento de ambos os sexos, maiores de dezoito anos, e que aceitaram participar da pesquisa. A população constou de 30 vítimas de atropelamento, atendidas de junho a setembro de 2007, no Pronto Socorro. Resultados: das 30 vítimas, 19 (63,3%) eram do sexo masculino; 13 (43,3%) eram solteiros. Em relação a lesões por região corpórea, 59,0% das vitimas tiveram lesão nos membros/cintura pélvica com seguidos pela face com 15,0%; cabeça/pescoço com 06,0%. Conclusão: é fundamental que saibamos quem são as vitimas e as regiões corpóreas mais atingidas pelo evento, para que se crie programas de educação em saúde capazes de transformar o comportamento no trânsito.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).