PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NA MINIMIZAÇÃO DA OCORRÊNCIA DOS ACIDENTES DOMÉSTICOS INFANTIS: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Palavras-chave:
Acidentes Domésticos, Criança, Fatores de Risco,Resumo
Introdução: atualmente, apesar dos avanços na área da saúde, os acidentes infantis ainda representam um grave problema mundial, e o ambiente doméstico consiste no local onde frequentemente ocorrem tais eventos. Tal realidade deve-se, em parte, à associação entre a curiosidade, o baixo desenvolvimento psicomotor inerentes à faixa etária e ao grande período que as crianças permanecem em casa. Objetivos: caracterizar as crianças vítimas de acidentes domésticos, de acordo com a literatura, quanto ao sexo e idade; identificar as condições predisponentes para a ocorrência dos eventos; os tipos de acidentes mais frequentes e as recomendações de ações por parte dos profissionais para minimizar o problema. Material e Métodos: trata-se de um pesquisa bibliográfica, realizada no Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (Bireme), da qual foram selecionadas 25 publicações. Resultados: a maioria das vítimas era do sexo masculino, pertencente à faixa etária de um a quatro anos, e grande parte dos eventos ocorreu na presença de adultos, evidenciando a falha na promoção de um ambiente seguro para as crianças. Os tipos de acidentes mais abordados foram, respectivamente, as queimaduras 17 (27,9%), quedas 16 (26,2%) e intoxicações 13 (21,3%), contudo, as quedas foram listadas pelos artigos em geral como os principais tipos de ocorrências. Dessa forma, para minimizar o problema, a enfermagem deve se conscientizar da gravidade deste, bem como ampliar os programas educacionais para crianças e adultos visando à prevenção dos acidentes infantis.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).