EFEITOS DA REDUÇÃO DO VOLUME E DA INTENSIDADE DO TREINAMENTO AERÓBIO NA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE REPOUSO EM JOVENS NADADORES.
Palavras-chave:
natação, treinamento aeróbio e frequência cardíacaResumo
Dentre os benefícios da prática esportiva sistematizada para a população jovem encontram-se os fatores relacionados à saúde, crescimento, desenvolvimento, bem-estar psicológico e melhoria das habilidades motoras. Com a crescente participação de crianças e jovens em atividades deste que envolvem o treinamento sistematizado, surge a preocupação com a carga aplicada e a recuperação adequada. Diante deste fato, o objetivo do presente estudo foi verificar o efeito do treinamento aeróbio, da redução do volume e da intensidade do treinamento na frequência de repouso (FC Rep.) de jovens nadadores. Vinte nadadores competidores (7 do sexo feminino e 13 do sexo masculino) com idade entre 13 e 14 anos participaram do estudo. Para a análise dos dados foi utilizado o teste de análise estatística para amostras pareadas. Os resultados apresentaram diminuição de 11,63% da FC Rep. em ambos os grupos e melhoras de 11,74% para os meninos e de 11,10% para as meninas. Sendo assim, o presente estudo apresentou-se como um bom indicativo de adaptação cardiovascular através do aumento do retorno venoso e volume sistólico em nadadores jovens.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).