EFEITOS DA CORRENTE DE ALTA VOLTAGEM SOBRE O EDEMA, EM PATAS DE RATOS, PRODUZIDO POR COMPRESSÃO NERVOSA
Palavras-chave:
Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea, Ciática, Edema, EstimulaçãoResumo
Dentre as complicações da compressão do nervo isquiático, pode-se citar a formação de edema de membro inferior. Como recurso, para redução de edema, tem destaque o uso de correntes pulsadas de alta voltagem. Contudo, existe uma lacuna, com respeito ao uso delas na redução de edema advindo de compressão nervosa. Dessa forma, objetivou-se avaliar os efeitos de correntes de alta voltagem sobre o edema de pata de ratos, produzido por modelo experimental de ciatalgia. Foram utilizados 24 ratos, divididos em 3 grupos: GS – tratamento placebo; GP+ – tratado com corrente anódica; GP- – tratado com corrente catódica. O modelo de compressão nervosa consistiu na amarria do nervo, em quatro regiões distintas, com fio catgut. A avaliação foi realizada pela volumetria, com imersão da pata em uma proveta graduada, com auxílio de uma seringa graduada, era retirada a água até que o nível de água retornasse à marcação inicial. As avaliações ocorreram antes da cirurgia, ao 3º PO, antes e após a simulação ou realização do 1º tratamento, após o 5º e 10º dias de tratamento. No 3º PO, iniciou-se o tratamento, diário, por 10 dias seguidos, 20 minutos cada. Para a aplicação da corrente de alta voltagem, sobre a incisão cirúrgica, os animais foram anestesiados e posicionados em decúbito lateral. A intensidade da corrente utilizada, era 10% menor do que o limiar motor. Os resultados mostraram aumento significativo, para todos os grupos ao comparar o pré e pós-estimulação, com o momento pré-lesão, mas, não houve diferenças entre pré-lesão com 5º e 10º dias. Ao comparar o momento pré-estimulação com os seguintes, apenas o simulacro apresentou diminuição significativa no 5º e 10º dias. Conclui-se que com a metodologia realizada, não houve efeitos benéficos de redução de edema, com a corrente de alta voltagem.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).