APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE TERAPIA MANUAL EM PACIENTE PORTADOR DE HÉRNIA DE DISCO L5-S1: CASO CLÍNICO
Palavras-chave:
Hérnia de disco, Dor lombar, Terapia manual,Resumo
A dor lombar é um problema de saúde frequente, e cerca de 80% da população mundial têm ou terão dor na região lombar. Objetivo: avaliar a influência da aplicação de técnicas de terapia manual sobre a qualidade de vida em paciente portador de hérnia de disco L5-S1. Metodologia: paciente com 28 anos do sexo masculino apresentava-se com severa lombalgia e dor irradiada para a região glútea, posterior da coxa e panturrilha esquerda. Na avaliação fisioterápica foi observada mobilidade lombar reduzida na flexão, extensão e inclinação lateral esquerda, e em todos os movimentos relatava dor. Apresentou-se ainda com espasmo da musculatura de quadrado lombar bilateral, psoas, piriforme e paravertebral mais à esquerda. Os testes de Slump e Lasegue foram positivos para o membro inferior esquerdo, e o teste de valsava também foi positivo. Na ressonância magnética foi observada uma extrusão discal L5-S1. Tratamento: no primeiro dia de tratamento, foi aplicado ao paciente o Questionário de Qualidade de Vida SF-36, e a cada quatro sessões de terapia manual realizada, totalizando três avaliações. O tratamento foi realizado uma vez por semana, com duração de 01 h, totalizando oito sessões, que consistiu da utilização de técnicas de mobilização vertebral, mobilização neural, alongamento muscular e exercícios de estabilização lombar. Resultado: o Questionário SF-36 compreende a avaliação de oito domínios: capacidade funcional, aspectos físicos, dor, saúde geral, vitalidade, aspectos sociais, aspectos emocionais, saúde mental. O paciente obteve melhora satisfatória em todos os domínios avaliados. Conclusão: o tratamento da dor lombar com o emprego de diferentes técnicas de terapia manual pode ser efetivo na melhoria da qualidade de vida de pacientes portadores de disfunções causadas pela hérnia de disco L5-S1.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).