REVELAÇÕES DO PROCESSO DE ACOMPANHAR DOENTES EM TRATAMENTO EM HOSPITAL-ESCOLA
Palavras-chave:
Vivência, Processo de Acompanhar, FamíliaResumo
O processo de acompanhar doentes no período de internamento provoca alterações na vida pessoal, profissional e social do doente e familiar. Aos acompanhantes, na hospitalização, é exigido a permanência e dedicação, e passam a integrar a equipe para atender as demandas geradas pelo processo de tratamento. Desta forma, o acompanhante constrói novas experiências e relações que configuram e identificam o papel do mesmo no contexto hospitalar. O objetivo é apresentar as revelações do processo de acompanhar doentes por familiares. É uma pesquisa qualitativa desenvolvida no ano de 2008, na Unidade Masculina do HU de Londrina, com 79 acompanhantes de pacientes internados. A coleta de dados se deu através de entrevista, conduzida por um questionário com questões objetivas e subjetivas, pela técnica de análise de conteúdo. Os acompanhantes permanecem no hospital em média 20 dias (73), em período integral (65) com revezamento (45). Revelam o acompanhar enquanto vivência por oportunizar expressões de afeto, confiança e segurança ao paciente, bem como o acompanhamento do tratamento. Familiares expressam dificuldades como a sobrecarga, que gera a ansiedade, cansaço físico e emocional. As revelações estão diretamente relacionadas por ser o hospital um mundo desconhecido que causa insegurança e dificuldades no manejo de normas e regras decorrentes do tratamento englobando também os modos de ser dos doentes.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).