PROPOSTA DE ÍNDICE GERAL DE QUALIDADE DE VIDA A PARTIR DO INSTRUMENTO WHOQOL-BREVE EM ACADÊMICOS DE ENGENHARIA DA UTFPR
Palavras-chave:
qualidade de vida, acadêmicos de engenharia, saúde, estilo de vidaResumo
A Universidade Tecnológica do Paraná – UTFPR incluiu em seus cursos de engenharia, na área de humanidades, a disciplina Qualidade de Vida, visando conscientizarl seus acadêmicos da importância de hábitos saudáveis para uma vida com mais qualidade. O presente estudo realizado com acadêmicos desse curso visa propor a utilização de um índice Geral de Qualidade de Vida (IGQV) para o instrumento de avaliação subjetiva da Qualidade de Vida conhecido como WHOQOL-BREVE, e verificar sua correlação com os domínios do mesmo, Também foram construídas uma planilha para cálculo dos escores e uma tabela de percentil para a análise e comparação dos dados. A maioria (89%) dos acadêmicos é do sexo masculino com idade média de 19,7 anos. Os dados foram coletados por meio do questionário do WHOQOL-BREVE, cuja análise de correlação indicou alta taxa de correspondência entre o IGQV e os quatros domínios do instrumento (físico, psicológico, relação social e meio ambiente).
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).