INTOLERÂNCIA AO ESFORÇO NO HIPOTIREOIDISMO SUBCLÍNICO: IMPLICAÇÕES PARA A PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS
Palavras-chave:
Hipotireoidismo, Exercício Físico, Capacidade FuncionalResumo
O hipotireoidismo subclínico (HS) é caracterizado por alterações cardiovasculares e metabólicas que comprometem a capacidade de realização de exercício. A intolerância ao esforço é a principal característica destes pacientes. Estudos revelam que a reposição hormonal com Levotiroxina (L-T4) reverte estas alterações, mas as evidências são insuficientes em relação à melhoria da capacidade funcional. Em geral, pacientes com baixa tolerância ao esforço apresentam uma resposta mais lenta durante o exercício e na recuperação. O presente estudo examina as principais alterações cardiovasculares decorrentes do HS e sua implicação na capacidade funcional, provendo direções para futuras pesquisas. Constatou-se uma carência de estudos sobre a resposta ao exercício nestes pacientes e a necessidade de novas pesquisas que possam dar suporte a prescrição de exercícios físicos para pacientes com HS.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-03
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INTOLERÂNCIA AO ESFORÇO NO HIPOTIREOIDISMO SUBCLÍNICO: IMPLICAÇÕES PARA A PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/134