A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA NA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS. UMA ANÁLISE COMPARATIVA.
Palavras-chave:
Treinamento de Força, Capacidade Funcional, idososResumo
O presente estudo tem como objetivo de analisar, de forma comparativa, a capacidade funcional de indivíduos idosos fisicamente independentes que praticam treinamento de força no Laboratório de Exercício Resistido e da Saúde (GRUPO A), com um grupo de idosos que não praticam este tipo de exercício físico, porém os mesmo não se encontram sedentários (GRUPO B). A amostra foi composta por indivíduos de ambos os sexos, sendo divididos em um GRUPO A, com uma média de idade de 68.50 ± 4.66 e um GRUPO B com média de 77.17 ± 12.70 anos. Para avaliar e comparar a capacidade funcional, foi utilizado o Protocolo do Grupo de Desenvolvimento Latino-Americano para a Maturidade (GDLAM) em que foram utilizados 5 (cinco) testes: C10m, caminhar 10m; LPS: levantar-se da posição sentada; LPDV, levantar-se da posição decúbito ventral; LCLC, levantar-se da cadeira e locomover-se pela casa; VTC, vestir e tirar uma camiseta. Analisando os resultados, verificou-se que os escores obtidos pelos indivíduos, de ambos os grupos, não tiveram diferença estatisticamente significante, no que se refere à capacidade funcional. Apesar de ter ocorrido uma diferença significativa entre os grupos, sob o ponto de vista estatístico, pode-se verificar que do ponto de vista qualitativo, que o GRUPO A possui maiores padrões de capacidade funcional em relação ao GRUPO B.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).