A IMAGEM CORPORAL ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO DE SILHUETAS DAS ACADÊMICAS DA TERCEIRA IDADE ADULTA DA UFAM
Palavras-chave:
imagem corporal, gerontologia, educação física gerontológicaResumo
O objetivo do presente estudo foi verificar a percepção da imagem corporal de idosas. Este estudo caracteriza-se como descritivo correlacional, com amostra de 30 acadêmicas da terceira idade adulta da UFAM, na faixa etária de 60 a 85 anos, selecionadas de forma aleatória. Para a mensuração da Imagem Corporal, foi utilizado o Teste para Avaliação da imagem corporal proposto por Stunkard et al. (1983) e adaptado por Mash e Roche (1996), onde as pesquisadoras assinalavam sucessivamente o corpo que observavam (CO), o corpo real (CR) e ideal (CI) apontados pelas pesquisadas. Concluímos que 53.3% estão satisfeitas com a silhueta da Imagem Corporal, porém existe a hipótese de haver distorção de imagem corporal por parte das entrevistadas satisfeitas, pois os corpos que as mesmas assinalaram como reais, diferem muito da silhueta observada (CO).
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).