ESTUDO COMPARATIVO DO NÍVEL DE CRESCIMENTO ANTROPOMÉTRICO E DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM LEUCEMIA, SUBMETIDAS À QUIMIOTERAPIA, COM CRIANÇAS SEM LEUCEMIA
Palavras-chave:
Crescimento e desenvolvimento, leucemiaResumo
Objetivos: Identificar e comparar o nível de crescimento antropométrico e o desenvolvimento motor de crianças com leucemia, no início e durante o tratamento quimioterápico com crianças sem leucemia. Método: Trata-se de uma pesquisa de corte transversal com delineamento de comparação. Para avaliação do desenvolvimento motor aplicou-se testes de Escala de Desenvolvimento Motor de Rosa Neto (2002), que compreende uma bateria teste envolvendo tarefas especifica por idade nos componentes: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal. A amostra foi dividida em dois grupos: experimental e controle, onde o grupo experimental compreendeu 12 crianças cujas idades variaram de 2 a 5 anos, de ambos os gêneros , portadores de câncer, e o grupo controle compostos por 10 crianças da mesma faixa etária e ambos os gêneros, pertencentes a Escola Municipal de Educação Infantil Cremação, não portadoras de câncer. Resultado: Os grupos obtiveram resultados semelhantes para as médias das variáveis investigadas. Verificou-se que as crianças apresentaram classificação motora entre os padrões "normal médio", "normal alto", "muito inferior". Conclusão: O estudo conclui que as idades cronológicas e motoras das crianças comparadas entre os grupos, encontram-se situadas segundo parâmetros de normalidade quanto à antropometria e desenvolvimento motor. Não foram observadas diferenças estatisticamente comprovada entre as media das variáveis investigadas. Sugere-se pesquisas longitudinais que possam visualizar se a utilização de quimioterápicos podem vir a alterar os componentes antropométricos ou o desenvolvimento motor.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).