RELAÇÃO DO IMC COM O TESTE DE SENTAR-LEVANTAR EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Obesidade, Crianças, Índice de Massa CorporalResumo
O índice de Massa Corporal é um indicador do estado nutricional baseado na relação entre a massa corporal e a estatura. Essa relação, quando desfavorável, torna-se um fenômeno que vem preocupando os profissionais da área da saúde, devido sua associação com doenças cardiovasculares. O Teste de Sentar-Levantar foi proposto como um procedimento capaz de avaliar a destreza com que os indivíduos executam as ações de sentar e levantar do solo. A associação do Índice de Massa Corporal com o Teste de Sentar-Levantar em adultos indica que o excesso de massa corporal dificulta essas ações motoras. Este estudo teve como objetivo traçar o perfil do Índice de Massa Corporal dos alunos do ensino fundamental de uma escola de Belford Roxo (RJ) e verificar a relação deste com os resultados do Teste de Sentar-Levantar destas crianças. Os 284 estudantes (164 do gênero masculino e 120 do gênero feminino) foram avaliados em relação à massa corporal através de uma balança de bioimpedância modelo TBF-401 (Tanita – Japão) e em relação à estatura com um estadiômetro da marca Cardiomed (Brasil). Foram utilizados os pontos de corte para sobrepeso e obesidade preconizados pela International Obesity Task Force. O Teste de Sentar-Levantar foi conduzido, segundo o protocolo de Araújo (1999), por um profissional treinado para este fim. Para verificar a correlação entre as variáveis foi utilizado o Coeficiente de Correlação de Spearman. Os voluntários do gênero masculino, segundo o Índice de Massa Corporal, foram considerados normais em 64,6%, sobrepesados em 25% e obesos em 10,4% dos casos. Para o gênero feminino foram consideradas normais 66,7%, sobrepesadas 22,5% e obesas 10,8% das voluntárias. O Coeficiente de correlação de Spearman (r = - 0,62), igual para ambos os gêneros, sugere que o excesso de massa corporal pode influenciar de forma negativa na habilidade em desempenhar ações motoras fundamentais.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).