BRINCAR E "SE-MOVIMENTAR" NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Educação Infantil, se-movimentar, profissionalResumo
A partir da reflexão da teoria e prática pedagógica da educação infantil este trabalho busca aprofundamento nas áreas da Educação Infantil, Movimento Humano e Formação de Professores compreendendo como se configuram os impactos das novas diretrizes da educação. Investigando os complexos e percepções da criança, exteriorizados durante o seu brincar e com isso avaliar o papel do Profissional de Educação Física na atuação da Educação Infantil. A metodologia é qualitativa e social, que através da comparação, avaliação e análise dos dados coletados através da revisão bibliográfica organiza-se a pesquisa para descrever a realidade evidenciando os aspectos do desenvolvimento humano, especialmente da criança. É possível afirmar como conclusão que a atuação do profissional de Educação Física seja fundamental na Educação Infantil quando se compreende que o mundo da criança precisa ser respeitado em seu tempo presente e quando os espaços pedagógicos proporcionam ambientes de interação emancipatória, valorizando o se-movimentar e o brincar como elementos essenciais da Educação Infantil. Contudo é possível afirmar o brincar e o "se-movimentar" como um dos elementos pedagógicos essenciais na infância, já que nesta perspectiva é proporcionada a livre movimentação e aprendizagem a partir do brincar, sendo assim pode experimentar suas próprias formas de ser.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).