EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: O JOGO COMO CONTEÚDO
Palavras-chave:
jogo, ensino médio, adolescenteResumo
A Educação Física no ensino médio, na maioria das vezes, tem se tornado para muitos professores o seu calcanhar-de-aquiles, os docentes lidam com turmas desmotivadas a prática da atividade física, grande parte em virtude de trabalhos realizados de forma inadequada em anos anteriores a esta etapa de ensino, da concorrência com as academias que apresentam programas atrativos e, principalmente por não ser um dos componentes curriculares preconizados nos vestibulares e/ou ENEM. Uma das maneiras de modificar essa situação é a utilização de atividades diferenciadas que contribuam para que o adolescente vivencie e perceba a importância da atividade física para o seu corpo. Sendo assim, o presente texto tem o objetivo de apresentar os resultados encontrados numa pesquisa de final de curso de graduação em Educação Física em que se utilizou um programa de jogos recreativos nas aulas do ensino médio tendo como metodologia uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva. Durante dois bimestres foi aplicado um programa de aulas contendo o jogo como principal conteúdo. No término desse período aplicou-se um questionário, 52 alunos regularmente matriculados no 1º ano do Ensino em uma Escola Estadual da cidade de Rio Claro, SP. Os dados foram analisados de forma descritiva. Os resultados encontrados permitem afirmar que os adolescentes gostam da Educação Física cabendo apenas ao professor mostrar a eles sua importância utilizando-se de aulas diferenciadas que não caiam na mesmice. Os jogos podem ser uma das maneiras de se efetivar essa situação.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).