COMPARAÇÃO DE DIFERENTES SISTEMAS DE MEDIÇÃO APLICADOS AO TESTE DE VELOCIDADE
Palavras-chave:
rendimento, velocidade, teste motor.Resumo
O controle do treinamento esportivo se constitui elemento imprescindível no aprimoramento do rendimento, o qual depende do adequado aperfeiçoamento da velocidade de deslocamento. A velocidade motora, entendida como uma capacidade humana que condiciona a realização dos movimentos desportivos, constitui um fator do rendimento ao qual se tem atribuído grande importância. Treinadores e investigadores têm voltado as suas preocupações, não só para as formas de manifestação que a caracterizam, mas também para o modo de as transformar em indutores de eficiência e eficácia das ações desportivas. A mensuração desta qualidade física requer a utilização de testes que fornecem subsídios teóricos que contribuem na aplicação de cargas de determinada orientação, facilitando o diálogo mais coerente com as especificidades de cada modalidade esportiva. O objetivo deste estudo foi comparar a atuação de diferentes sistemas de medição (cronômetro, placas de contato, fotocélulas, tacômetro e sistema de corda) no teste de velocidade. Para tanto, utilizou-se uma amostra composta por 8 voluntários, que foram submetidos a 4 corridas de 20 metros, a partir das quais se registrou a velocidade média do percurso. A análise dos resultados demonstrou uma alta correlação entre as médias obtidas pelos diferentes mecanismos de medição e a média geral (composta por todos instrumentos), revelando a eficácia dos mesmos no registro da velocidade na distância de 20 metros. O sistema de tacômetro apresentou diferença estatisticamente significativa quando comparado com os resultados obtidos pelos outros sistemas testados.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPARAÇÃO DE DIFERENTES SISTEMAS DE MEDIÇÃO APLICADOS AO TESTE DE VELOCIDADE. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5127